domingo, 31 de outubro de 2010

De Geração em Geração, O Vigor das Mensagens

Por que grandes autores, best sellers se tornam filmes, são encenados em palcos, lançados em séries televisivas ou ganham destaque em quadrinhos entre outras expressões linguísticas? Por que peças de teatro, músicas, filmes, obras artísticas são reeditados de tempos em tempos?
Talvez, pelo sucesso que obtiveram em determinada época e/ou em algum ponto do planeta. Quem sabe se por ideias, comportamentos, pessoas ou pela crença de que existe um lugar certo e um momento adequado para que algo aconteça e atinja uma coletividade cada vez mais expressiva.
De fato, há várias possibilidades para se entender sucessos ou insucessos, para se identificar a causa de anonimatos ou celebridades, para se conhecer grandes talentos que enriquecem histórias comuns, contos que encantam caminhos de pessoas comuns, mas o que se torna sempre relevante é refletir sobre a vida e suas manifestações plurissignificativas diante de tantas produções humanas.
A universalidade de temas está, indubitavelmente, presente em qualquer obra de sucesso, quer sejam tratados de forma, mais ou menos, esplendorosa ou de um jeito medíocre, desvirtuado ou desastroso. Temas universais, como Deus, amor, paz, miséria, fome, morte - e seus opostos -, enfim, questões inerentes e fundamentais à existência, à evolução, à continuação da vida, englobam uma complexidade de representações e mitos, fatos e opiniões, verdades e inverdades, pensamentos e linguagens, senso comum e metáforas, resultado, obviamente, de diversas culturas e sociedades no planeta.   
Para ilustrar essa questão, uma nova versão do filme “The Karate Kid”, primeiramente lançado em 1984, traz à tona um tema que tomou proporções gigantescas na vida das pessoas – bullying -, principalmente com o avanço de novas mídias, o dinamismo de novas linguagens e a velocidade da Internet. Sem dúvida, essa questão passa a ser prioridade na pauta de discussão em família, nas escolas, nas universidades em geral, em toda sociedade e no mundo global.
É um grande desafio para a Educação, vista em sua globalidade, cujos bons princípios morais e éticos devem servir de plataforma para mudanças de mentalidade, fortalecendo e garantindo direitos e deveres dos cidadãos, aprimorando comportamentos,  equilibrando valores humanos e espirituais.

Outras fontes de pesquisa sobre bullying   

                              Cyberbullying, o que é?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário