quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia Mundial do Habitat e Dia da Ave

 Photo in Natura - Fotografia & Natureza - Daniel De Granville

Canção do Exílio

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

Gonçalves Dias

Nesta terra de Palmeiras existem cerca de 1.677 espécies de aves. Sob o cunho eminentemente educativo, o Dia da Ave foi instituído pelo Decreto Federal 63.234, de 12 de setembro de 1968 e mês de Outubro passa a ser o mês das aves no mundo todo. O Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris)é a Representante Nacional. A espécie foi escolhida pela popularidade que exerce na cultura e no folclore do povo brasileiro.
A ornitologia é o ramo da ciência biológica dedicada ao estudo das aves. O estudioso é conhecido como ornitólogo. O ornitólogo Dalgas Frisch explica que o Sabiá é verdadeiramente um companheiro dos brasileiros que vivem no campo ou na cidade. "O Sabiá tem qualidades ímpares. Não existem dois sabiás que cantem da mesma maneira. Além disso é o som mais audível ao ouvido humano. Na primavera é o primeiro canto que se ouve, antes mesmo do clarear do dia`, diz o ornitólogo.
Existem aves singulares em várias regiões do mundo que acabam fazendo parte da cultura, costumes e crenças da população. Cada nação, entre seus símbolos nacionais - como o Hino e a Bandeira - têm também uma ave típica para representá-la. Na Áustria, por exemplo, a Andorinha é a ave nacional, representando a liberdade para poetas e músicos. A Cotovia (Alauda arvensis) que canta lindamente em pleno mergulho, é a ave nacional da Dinamarca. A ave nacional da Argentina é o João-de-Barro, conhecido como Hornero (Furnarius rufus) porque sabe se proteger do vento minuano e de inverno rigoroso construindo seu ninho de barro.Na Grã-Bretanha, o Robyn (Erithacus rubecula)e seu canto inspiraram Shakespeare em Romeu e Julieta. A Cegonha (Ciconia ciconia)é a Ave Nacional da Alemanha.
Úteis no dia-a-dia,  alegram com seus cantos além de controlar pragas no campo. Embelezam a natureza com seus voos e pousos enquanto disseminam sementes e plantas.
Observar, estudar, admirar a natureza significa viver a plenitude da beleza, sentindo o elo extraordinário que criaturas tão frágeis tornam-se tão fortes, por serem tão essenciais na complexa rede da vida.
 














Mato Grosso - tuiuiú (Jabiru mycteria). Foto: Daniel De Granville

Nenhum comentário:

Postar um comentário