domingo, 11 de dezembro de 2011

Engenharia e Arte


"A Arquitetura é música petrificada"

Por Nayla Schenka

Hoje, 11 de dezembro, é dia do engenheiro. Profissionais de diversas especialidades de engenharia, inventores, criadores de obras de arte ou espaços comuns, especiais, rotineiros, mas sempre bem pensados  e planejados para proporcionar beleza, conforto, segurança às pessoas, devem ser homenageados por valorosa contribuição à toda sociedade.
Arquitetura pode ser considerada uma forma de arte por sua capacidade de expressar, registrar e criar formas, proporções e diferentes estilos. O vocábulo "arquiteto" vem do grego "architékton," que significa "chefe operário ou mestre da edificação", numa alusão ao arquiteto como comandante da obra.  Nesse sentido, Arquitetura pode ser conceituada como a arte de criar espaços organizados e animados por meio do agenciamento urbano e da edificação. Ao arquiteto cabe desenhar e transformar ideias e sonhos de construção, dando-lhes espaço, forma, cor, materialidade. Já o engenheiro civil combinando  sonhos com a lógica, tijolos e concreto torna a empreitada ideal em produto real, palpável. 
É admirável o trabalho desses profissionais e a projeção que se pode fazer, com os pés no chão, olhar no futuro e coração e mente na educação. Diante da beleza, o desafio da sustentabilidade e acessibilidade e, também, a garantia do desenvolvimento e profissionalismo ético e responsável de todos que já estão envolvidos nessa área e dos que ainda estão em formação.
Hoje, a maioria das escolas precisa dar saltos para formar integralmente seus alunos, mas não faltam bons exemplos de qualificação e resultados para ilustrar e motivar nossos alunos ao estudo, esforço e dedicação.
Para realizar sonhos, é preciso aprender a sonhar, ver e acreditar. Não seremos os únicos, tampouco os primeiros.

Maravilhas de Construções
Considerado por várias revistas especializadas em turismo com um dos hotéis imperdíveis ao redor do mundo, o Six Senses Hideaway Yao Noi,  na Tailândia, é de cair o queixo. A piscina e o mar se mesclam em uma paisagem que não parece real.
Crédito: Divulgação 

Em Macau, na China, é possível até dançar embaixo d'água. A piscina do Crown Towers, além de servir apetitosos drinks e ter uma vista panorâmica deslumbrante, tem música sob a água
Crédito: Divulgação
Os Emirados Árabes impressionam pela ostentação. A piscina do Bab Al Shams, um dos resorts mais famosos do país, está no meio do deserto e é um desaforo. O pôr-do-sol é mais que um momento, é uma experiência
Crédito: Jumeirah Hotels
 A piscina do Palazzo Sasso, na Itália, parece estar suspensa no mar mediterrâneo. Muitas vezes seus vinte metros de águas azul turquesa parecem despencar morro abaixo
Crédito: Genivs Loci  
 
Coliseu, Roma - Itália
Cristo Redentor, Rio de Janeiro - Brasil 
Passamos pela vida, admiramos, homenageamos, sonhamos, desejamos, estudamos, ensinamos, aprendemos e, em nossa rotina, esquecemos que, na obra humana, existem gênios invisíveis, pessoas que nascem comuns e que, no movimento coletivo, fazem a beleza, o conforto, a magia acontecer.
Por Nayla Schenka

Nenhum comentário:

Postar um comentário