sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia da Gratidão

"A noite abre as flores em silêncio e
deixa que o dia receba os agradecimentos."


~ Rabindranath Tagore ~
7 de maio de 1861 - 7 de agosto de 1941
(Nobel de Literatura em 1913) 

Rabindranath Tagore foi um polímata - aquele que aprendeu muito - bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. 
Bengali é uma palavra ocidental usada por muitas línguas indo-européias para se referir à língua e ao povo que a fala.Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. 
Foi um destacado representante da cultura hindu cuja influência e popularidade internacional  poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' (grande alma, Mestre) devido a sua profunda admiração por ele.
fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore  
Flor de Lótus
~ Rabindranath Tagore ~
"No dia em que a flor de lótus desabrochou 
A minha mente vagava, e eu não a percebi.
 Minha cesta estava vazia e a flor ficou esquecida.
Somente agora e novamente, uma tristeza caiu sobre mim. 
Acordei do meu sonho sentindo o doce rastro 
De um perfume no vento sul. 
Essa vaga doçura fez o meu coração doer de saudade. 
Pareceu-me ser o sopro ardente no verão, procurando completar-se.
 Eu não sabia então que a flor estava tão perto de mim, 
Que ela era minha, e que essa perfeita doçura 
Tinha desabrochado no fundo do meu coração."
"Compreendemos mal o mundo e depois dizemos que ele nos decepciona."
"Onde o espírito não teme, a fronte não se curva."
"Aos que me são queridos, deixo as coisas pequenas. As grandes são para todos."
"Se fechar a porta a todos os erros, a verdade ficará lá fora."
"Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza."

"O trabalho só nos cansa, se não nos dedicarmos a ele com alegria."

 "O poder infinito de Deus não está na tempestade, mas na brisa."

"É tão fácil esmagar, em nome da liberdade exterior, a liberdade interior."

"Cada criança ao nascer, nos trás a mensagem de que Deus
não perdeu as esperanças nos homens."




Nenhum comentário:

Postar um comentário