segunda-feira, 9 de abril de 2012

Adolescentes e Livros

Os melhores livros para jovens de 17 anos

por: Equipe do Educar para Crescer
Os livros para jovens do 3º ano do Ensino Médio foram indicados por Ana Lúcia Parro, coordenadora pedagógica do Ensino Médio, e comentados por Helena Weisz, professora de português do Ensino Médio, ambas do Colégio Pueri Domus, em São Paulo.
“No último ano da educação básica, umas das maiores preocupações é se preparar para o vestibular. Sendo assim, é natural que os jovens concentrem suas leituras nas obras exigidas pelas universidades federais e pela Fuvest, Unesp, Unicamp… Mas este é também um momento propício para identificar o aluno que já é um leitor nato, ou seja, que lê por prazer, e sugerir para ele outras obras. Esse aluno certamente irá muito além desses títulos considerados obrigatórios e fará suas leituras pessoais, em casa, geralmente com a influência dos pais, bons leitores. A escola, contudo, continua com a sua missão de formar bons leitores e incentivar o hábito da leitura.”



1 – Vidas Secas
Autor:
Graciliano Ramos
Editora: Record

É certamente uma obra muito educativa e que provoca reflexões. O bonito é que Vidas Secas obriga o leitor a criar empatia com o retirante nordestino. E empatia é diferente de compaixão. O livro consagrou o escritor Graciliano Ramos como o maior prosador do regionalismo brasileiro da geração dos modernistas da década de 30.


2 – Sagarana
Autor:
João Guimarães Rosa
Editora: Nova Fronteira
Guimarães Rosa é um autor essencial e seus contos são uma maneira mais acessível de os alunos conhecerem sua narrativa regionalista e, ao mesmo tempo, universal. Entre outros contos, o livro traz o clássico “A hora e a vez de Augusto Matraga”. Sagarana foi o primeiro livro lançado pelo escritor e é considerado por muitos um rascunho da obra-prima do autor: Grande Sertão: Veredas. O estilo inovador, cheio de metáforas, regionalismos e neologismos, já estava presente na obra de estréia.

3 – São Bernardo
Autor:
Graciliano Ramos
Editora: Record
É uma leitura básica, essencial para entender a formação da mentalidade do self-made man brasileiro. Simplesmente um livro lindo, considerado um dos melhores romances psicológicos do país. A história discute um modelo brasileiro de ascensão individual. Por meio de uma narrativa que se funde com o narrador, o autor se aprofunda no inconsciente de um homem obcecado pelo sentimento de posse.
 

4 – Poemas de Manuel Bandeira – 50 Poemas Escolhidos Pelo Autor
Autor:
Manuel Bandeira
Editora: Cosac & Naify

O Manuel Bandeira tem uma sofisticação e ao mesmo tempo uma simplicidade incríveis. Ele aproxima a música da fala de forma que um leitor desavisado não percebe que ali tem um poema. Ele afina os ouvidos para a poesia.



5 – Laços de Família
Autor:
Clarice Lispector
Editora: Rocco
É um grande livro de contos, considerado pela crítica o ponto alto da carreira de Clarice como contista. Ele aborda muitas questões femininas, do universo da mulher, pelas quais nossas alunas têm uma demanda enorme. Em 13 histórias, que abordam conflitos familiares, amor, insegurança, ciúme, sonhos, a autora explora o momento de revelação de personagens oprimidos.

6 – Contos de Terror, de Mistério e de Morte
Autor:
Edgar Allan Poe
Editora: Nova Fronteira
Allan Poe é um dos grandes mestres dos contos de mistério e de terror. Os alunos costumam gostar demais, sobretudo os meninos, que se lembram dos gêneros lidos na infância.


7 – Antologia Poética
Autor:
Carlos Drummond de Andrade
Editora: Record

Alguém duvida de que estamos falando de um dos maiores poetas brasileiros? Drummond pode ser lido para se pensar a poesia, a modernização brasileira, as questões históricas… É um poeta que convoca o leitor a pensar o mundo e a sociedade, ao mesmo tempo em que é um dos poetas mais críveis, que mostra como se pode ir longe com as palavras.




8 – Todos os Fogos
Autor:
Julio Cortázar
Editora: Civilização Brasileira
É muito importante conhecer também autores latino-americanos. E Julio Cortazar é um dos mais expressivos, um dos mais envolventes para este jovem, porque ele trabalha com a literatura fantástica. A obra é uma coletânea de contos ao melhor estilo de Cortázar. Embora contenha algumas narrativas lineares, o autor mantém seu experimentalismo, subvertendo tempo e espaço em contos como Todos os Fogos, que dá nome ao livro.
9 – Seis Contos da Era do Jazz
Autor:
F. Scott Fitzgerald
Editora: José Olympio
É um livro muito divertido e sofisticado, que aposta no humor para falar de uma Nova York esquecida. Fitzgerald é o autor que melhor soube captar o espírito dos agitados anos 20, chamados por ele de a “Era do Jazz”. O ritmo dos Big-Bands parecem embalar a leitura das historietas desse tempo de desbunde.
 

10 – A Elegância do Ouriço
Autor:
Muriel Barbery
Editora: Companhia das Letras

Este livro foi uma revelação em 2006 na França e é um exercício de ver além de nossas certezas.



11 – O Apanhador no Campo de Centeio
Autor:
J.D. Salinger
Editora: do Autor
A história do garoto de 16 anos que foge do colégio dois dias antes do natal e vagueia por Nova Iorque foi um sucesso imediato: nas primeiras semanas de seu lançamento vendeu 15 milhões de exemplares. A obra resgata os dilemas pelos quais passamos na vida e como damos conta deles. E o que é melhor, tudo narrado por um adolescente, que oscila entre a pureza e a amargura. Escrito em 1951, o autor ousou ao escrever em linguagem coloquial.
12 – Metamorfose
Autor:
Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras
A história do caixeiro-viajante que se transforma em inseto durante a noite é um clássico do absurdo kafkiano. É uma leitura essencial, capaz de mostrar a importância do outro na construção da nossa identidade. Um livro que mexe com os nossos sentidos e que ao tratar do sentimento de inadequação, remete às transformações da adolescência, indo além das mudanças físicas.
Para ver a lista completa, acesse o hotsite Biblioteca Básica!
  Equipe do Educar para Crescer
Por Equipe do Educar para Crescer

O EDUCAR PARA CRESCER é um projeto sem fins lucrativos e apartidário que tem o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade brasileira sobre as principais questões da Educação do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário