terça-feira, 10 de maio de 2011

Dança e Energia

Como toda arte, a dança pode promover êxtase e admiração. O pensamento e o olhar  se equilibram em movimentos mil de prazer em mosaicos de interpretação, enquanto a música eleva o espírito, inebriando e contagiando com os sentidos aquecidos pela emoção. O que é dança, afinal?
Dançar é arte do movimento humano, plástico-rítmico, abstrato ou expressivo, realizado individual ou coletivamente. A dança possui três aspectos: 
  • o dinâmico;
  • o plástico;
  • o rítmico
Essa arte apresenta características essenciais próprias, embora existam elementos comuns a outras manifestações artísticas. Através de convenções e  realizações de um vocabulário tradicional, inusitado ou improvisado, pode-se limitar, dimensionar, expandir seu instrumento principal: o corpo e a alma humana. Sua precisão depende da harmonia e do equilíbrio entre seus elementos básicos e a técnica com que é produzida.

O ritmo que é peculiar a cada criação  nasce singularmente de sua  própria essência,  prescindindo de acompanhamento musical que varia desde o bater de palmas até os complexos ou mais simples e doces arranjos orquestrais.
_______________________________________________________________________________________

"A dança é a nossa forma de respirar"
Roseane Campello
(professora da ETE Adolpho Bloch)
No dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança, os alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Adolpho Bloch tiveram um bom motivo para dançar, pois foi realizada a aula magna do primeiro Curso Técnico em Dança da América Latinana pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
Com duração de três anos, o Curso Técnico em Dança da ETE Adolpho Bloch é de matriz curricular integrada às disciplinas do ensino médio convencional.
Kurt Sachs, em sua História universal da dança, diz:

"A dança é a mãe das artes. A música e a poesia existem no tempo e no espaço. O criador e a criação, o artista e sua obra, nela são uma coisa única e idêntica. Os desenhos rítmicos do movimento, o sentido plástico do espaço, a representação animada de um mundo visto e imaginado, tudo isto é criado pelo homem com seu próprio corpo por meio da dança, antes de utilizar a substância, a pedra e a palavra para destiná-las à manifestação de suas experiências exteriores".

"We humans are natural dancers. Dances can be celebrations, or for praise, or for an audience - or just a simple act of letting the rhythm move your body. Dancers can communicate ideas, preserve cultural identities, strengthen social bonds, or just have a lot of fun." 


2 comentários:

  1. eu gostaria de saber como fazer a inscrição para o curso técnico em dança da ete adolpfo block. por favor de informação o mais rápido possível. grata,aguardo deste já.

    ResponderExcluir
  2. Nesta página do site da faetec, bem lá embaixo, você encontra os telefones da Instituição. Procure se informar, ok?
    Bom curso para você!
    http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/noticias/3019-escola-tecnica-adolpho-bloch-abre-semana-de-ciencia-e-tecnologia

    ResponderExcluir