sexta-feira, 10 de junho de 2011

Considerações sobre AVAs

Moodle e TelEduc
Por Nayla Schenka Ribeiro

Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir.”
                        - Paulo Freire

“Aprender, é criar redes”,* reafirma o colombiano Diogo Leal. Especialista em redes sociais na educação (...) Para Leal, as tecnologias disponíveis hoje já seriam capazes de revolucionar os métodos de ensino. 
Diante de múltiplas possibilidades para atualizar, direcionar, dimensionar o processo ensino-aprendizagem e situá-lo integrado, sintonizado ao universo dinâmico, flexível, globalizado surgem plataformas virtuais que promovem espaços interativos, personalizados, favorecendo a criação de novos paradigmas e metodologias de ensino.
Cabe aos profissionais educadores, portanto, buscar instrumentos relevantes, adequados a uma nova cultura de ensinar e aprender, construindo suas próprias redes virtuais de aprendizagem. Dessa maneira, pode-se complementar, emancipar, revigorar, inovar tanto salas de aula presenciais como as de ensino a distância.
Existem muitas plataformas virtuais que proporcionam avanços tecnológicos multimidiáticos e que, à medida que criam estratégias para desenvolver novas habilidades e competências em seus usuários, também enriquecem um espaço de pesquisa-ação-capacitação de forma sistemática e sistêmica, fomentado por uma comunicação multidirecional que torna os sujeitos autores, co-autores, pensadores críticos, enfim, mais ativos no processo de ensino-aprendizagem.
Nesse universo, todos colaboram aprendendo-fazendo, contribuindo eficazmente para a realização de uma proposta educativa que otimiza tempo, diminui distâncias, amplia oportunidades, garante mais liberdade aos alunos na escolha e determinação de atividades no tempo, espaço e ritmo de cada um.
Ademais, em um ambiente virtual de aprendizagem, professores-autores, professores-mediadores e alunos avaliam e reavaliam continuamente seus papéis, na medida em que o processo educativo segue seu curso, juntamente com novos recursos tecnológicos e com as novas formas de interação que emergem.
Dentre outras vantagens pedagógicas, as plataformas estudadas apresentam:
  • Facilidade e simplicidade no uso;
  • Atualização de dados de acordo com perfis de usuários e formadores;
  • Visibilidade linear de organização de planejamento, avaliação e organização de conteúdos;
  • Objetividade e fácil gerenciamento de mecanismos de arquivo e produção;
  • Facilitação para a mediação do professorXaluno, alunoXaluno;
  • Apresentações gráficas claras, atrativas, objetivas;
  • Aplicação de parâmetros para usabilidade;
  • Boa navegabilidade;
  • Consistência de recursos em relação à proposta pedagógica.
A seleção das ferramentas, nos dois ambientes, garante autonomia e independência ao professor/tutor que, de acordo com seu público-alvo - necessidades e interesses -, com os objetivos e com as orientações e rumos do funcionamento do curso, pode criar, ampliar e dimensionar ações pedagógicas relevantes no processo.
Sob a perspectiva pedagógica/andradógica socioconstrutivista os dois ambientes apresentados interagem com organismos facilitadores que ampliam o aprendizado através do engajamento das pessoas em construir coletivamente conhecimentos e novos saberes. As ferramentas disponibilizadas nos ambientes Moodle e TelEduc, relacionadas à flexibilização de critérios e usos, materializam vantagens pedagógicas pelas oportunidades criadas para diálogos, interações e compartilhamento de experiências.  Um chat, por exemplo, pode servir a um simples ponto de encontro como uma etapa de discussão para determinada temática do curso. Um portifólio pode ser usado como espaço para discutir conceito ou como um relatório de atividades.
Para finalizar, deve-se ressaltar a importância dos AVAs no contexto atual para os profissionais da educação e evidenciar que por conta das demandas colocadas na prática pedagógica é que são criados os desafios na construção de novos conceitos, paradigmas e propostas educativas.
Texto apresentado na conclusão do curso Mediando AVAs, oferecido pela Cecierj em maio de 2011.

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