terça-feira, 26 de julho de 2011

O que faz a Educação




Estão aqui relacionados vários depoimentos de pessoas famosas sobre Educação. Ao final, faça a sua declaração sobre Educação - o que ela promoveu em sua vida ou o que você espera que aconteça através da educação. 
Deixe seu comentário e faça parte de novas postagens. Vou selecionar, respeitar sua autoria, ilustrar, trazer vídeos ou apresentações de slideshare para complementar suas mensagens. 
Participe!

__________________________________________________________________



"O que a Educação fez por mim? Tudo."
José Eugenio Soares, mais conhecido como Jô Soares, é humorista, ator, comediante, diretor, escritor, produtor e artista plástico. Atualmente apresenta o Programa do Jô, na TV Globo



__________________________________ 


"A escola abriu meus horizontes, ampliou as fronteiras do meu pensamento e me tornou um ser humano melhor. A partir do conhecimento, pude acessar novos mundos, cada qual com suas singularidades, realidades e culturas.
Fui influenciada pela escola desde muito cedo. Lembro quando li meu primeiro livro, "Corda Bamba", da Lygia Bojunga Nunes; minha mãe me chamando para almoçar e eu respondendo: - Já vou mamãe, só mais um pouco. Eu não conseguia parar de ler!
Comecei a gostar de poesia ao ler Vinícius de Moraes, Henriqueta Lisboa, Mario Quintana e Lygia Fagundes Teles, na coleção "Para Gostar de Ler", da Editora Ática. A partir do momento em que este universo se abre diante dos nossos olhos, ele jamais se fecha"

Maria Fernanda Cândido é atriz e terapeuta ocupacional formada pela Universidade de São Paulo

__________________________________________ 
"Gosto muito de falar uma frase pois ela é uma certeza para mim: o único patrimônio que ninguém tira do ser humano é o conhecimento. Por isso, a escola é tão importante. Estudei em colégio particular e também em público e lá descobri o prazer da leitura, aprendi a compartilhar alegrias e descobri estratégias para lidar com as mais diversas dificuldades. 
A Educação escolar agregada com a dada pela minha família me deixou preparado para enfrentar o mundo fora dos muros da escola e do quintal de casa. Na escola eu também descobri as minhas possibilidades por causa de educadores tão apaixonados pelo que faziam. 
A Educação me deu preparação para o mercado de trabalho. Me ajudou a descobrir o meu talento e acima de tudo me ensinou a estar sempre atento e curioso."

Lázaro Ramos é ator e cineasta. Atualmente está no ar na novela Insensato Coração, da TV Globo.
_________________________________________________________________________________

"Nunca saí da escola" 

Mário Sérgio Cortella é filósofo, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

_______________________________________________________________

Acho que foi Mark Twain que disse: "Nunca permiti que a escola interferisse na minha educação..." Fiquei a pensar: o que foi que a escola me ensinou? - pergunta que é diferente de uma outra, "o que aprendi na escola?"
Aprendi muito na escola "a despeito dela": ela foi apenas o espaço onde encontrei professores que me ensinaram a pensar. Aprendi pela minha recusa em aprender. Já ao fim da sua vida, Brunno Betelheim, falando de sua experiência com a escola, declarou: "Na escola os professores tentavam ensinar aquilo que eles queriam ensinar mas eu não queria aprender. Por isso não aprendi..."
Lembro-me bem do jovem professor de literatura - disciplina pela qual eu nutria uma grande ogeriza. Ele nunca ensinou análise sintática, nem pediu que fizéssemos "fichamentos"e  nem fazia chamada. Éramos livres para deixar a sala, se quiséssemos. Mas ninguém deixava... Ninguém queria perder o prazer de vê-lo encarnar as grandes obras da literatura.
Foi assim que a escola me ajudou: forçando-me a pensar ao contrário dos meus próprios pensamentos...

Rubem Alves é psicanalista e educador. É autor de diversos livros e artigos, entre eles uma série de livros infantis

Um comentário:

  1. Educação é vida. Vida é educação. A escola é a página seguinte ao nascimento e convívio estreito com a família. Fui à escola e a ela sempre retorno.

    ResponderExcluir