quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma questão de Meritocracia

União entre um aluno e o mestre

Lars forma dupla com jovem Samuel, do Projeto Grael

A arte de conhecer o mar, domar suas ondas e orientar-se pelas correntes de vento é exclusiva de poucos. Porém, uma família de Niterói há anos vem fazendo da vela um dos principais motivos de orgulho do esporte brasileiro. Mais novo dos irmãos Grael, Lars, de 47 anos, dedicou mais de quatro décadas de sua vida à prática de velejar, competindo em classes variadas e acumulando conquistas expressivas. Recentemente, o atleta, que já dividiu o convés com nomes conhecidos do esporte, estabeleceu uma parceria com o jovem Samuel Gonçalves, que se ainda não se iguala em experiência, possui um horizonte promissor.
A história de Samuel com a vela teve início aos 13 anos, quando passou a integrar o Projeto Grael, ONG fundada por Lars ao lado de seus irmãos Torben e Axel, além do amigo e também velejador Marcelo Ferreira. Hoje, aos 24 anos, o niteroiense acumula conquistas no esporte, a exemplo da regata Cape Town-Rio e seu talento não passou desapercebido pelos olhos do medalhista olímpico, que explica que a parceria que teve início em agosto deste ano envolve muito mais que apenas resultados.
“Os frutos que nós esperamos é velejar em alto nível. Estar velejando entre os melhores do Brasil significa estar velejando entre os melhores do mundo, então é um desafio permanente a cada campeonato. E para mim é uma satisfação muito grande poder passar para as próximas gerações todo o conhecimento que tenho do mar. O Samuel é um velejador que tem qualidades para ser timoneiro, é um excelente proeiro, tem um futuro pela frente”, afirma Lars, que deixa claro que sua escolha foi essencialmente baseada na desenvoltura de Samuel no esporte náutico.
“É preciso deixar claro que ninguém está fazendo favor ou promovendo inclusão social, é uma questão de meritocracia. Eu estava buscando um novo parceiro, analisei dentre as possibilidades que eu tinha de um novo proeiro e cheguei à conclusão de que o Samuel era a pessoa indicada”, justificou o medalhista olímpico.
Samuel, que admite o nervosismo das primeiras vezes que velejou ao lado do ídolo, dá a receita para se sair bem: encarar com naturalidade.
“Eu já estive muito mais nervoso, mas procuro pensar que é uma regata como outra qualquer. É lógico que estar ao lado do Lars pesa, mas tento me concentrar. Mas foi uma surpresa muito grande quando fui convidado para velejar ao lado dele”, destacou.
Mais do que um celeiro de atletas
Se o jovem Samuel Gonçalves hoje pode dizer que veleja ao lado de um ícone do esporte, o sonho jamais poderia ser realizado caso o Projeto Grael não tivesse entrado em sua vida. Concebido em 1996, a ONG busca promover a inclusão social e iniciação esportiva em Niterói para crianças carentes, além de disponibilizar cursos profissionalizantes sobre conhecimentos náuticos e ambientais.
Lars explica que muito mais que uma escola para as futuras gerações, o Projeto Grael tem como objetivo contribuir com a formação do caráter e valores humanos para as crianças. Com essa filosofia de trabalho que ele “descobriu” Samuel, que através do esforço e empenho nas atividades do projeto superou o drama de ter perdido seu pai.
“Sempre tentamos contribuir, baseado nos exemplos que eu e meu irmãos recebemos de nossos tios, já que nunca aceitamos esse conceito de que vela é um esporte restrito apenas à elite, porque só nós sabemos o quanto nosso caminho foi árduo. Então poder democratizar o conhecimento da vela foi o que sempre norteou a criação do Projeto Grael. Lá tentamos formar cidadãos com valores, educação ambiental, mas ainda assim surgiram velejadores que hoje estão obtendo destaque, como o Samuel”, explica Lars.

Fonte: O FLUMINENSE 

Trajetória de Sucesso!
Grandes projetos, grandes exemplos!

3 comentários:

  1. Obrigado Nayla.
    Saudades da nossa turma..
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada professora Nayla, pelo carinho para com meu filho!!!

    ResponderExcluir
  3. Assim voltamos aos bons tempos das lembranças com os sonhos sendo alinhavados. Hoje, revigoram-se as conquistas, exemplificando para outros que tudo se inicia com um primeiro passo que caminha para muitas outras oportunidades.
    Continuo por lá, na sala de aula, levando meus queridos alunos a conhecer você e tantos outros queridos alunos que por ali passaram. Seus sonhos estavam em seus olhos, em suas palavras, quando perguntávamos a você:
    "What's your favorite sport?"
    "Sailing"
    What's your favorite music?
    "sailing"
    Hoje já não é mais um sonho, mas um gerador de muitos outros, não é mesmo?

    ResponderExcluir