sábado, 17 de dezembro de 2011

Ser autodidata

O que é Autodidatismo?

Segundo definição da Wikipedia, Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas.
O autodidata ampara o seu conhecimento através de extensas pesquisas em livros, internet, e periódicos em geral. Não dispensa também a obtenção de conhecimento através da interação social, porém sem a formalidade das salas de aula.
O processo de aprendizagem autodidata é muitas vezes penoso, pois demanda mais concentração e esforço pessoal. Antes de ser um virtuoso, o autodidata é sobretudo resiliente e dedicado. Não estranha o fato de o autodidatismo ocorrer frequentemente relacionado a assuntos no qual alguém tenha um especial interesse ou paixão, como um hobby por exemplo.

Em tempos atuais, ser autodidata é uma virtude, tendo em vista o “encolhimento” do tempo real. Poder aprender à distância com os recursos do mundo online é importante quando nos deparamos com as limitações da vida moderna. A educação à distância, embora conte com sistemas de tutoria, ampara-se muito na autonomia e curiosidade do autodidatismo.

São autodidatas famosos:
Este artigo foi publicado em 9 Março, 2009, no Blog aCoruja. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário