terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Viajando na Linguagem - Semana do Cérebro

Tema: Viajando na Linguagem
A “III SEMANA DO CÉREBRO: Viajando na Linguagem” é uma ação promovida por Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN) e pela Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com várias instituições de ensino e divulgação científica, dentre elas: UFRJ, UFF, Museu da Vida e Museu da Patologia (Fiocruz) e Espaço Ciência Viva (ECV e UFRJ). Ocorrerá no período de 26 a 31 de março de 2012, promovendo diversas atividades focadas na divulgação científica de neurociências. Trata-se de uma iniciativa alinhada com a proposta internacional da Brain Awareness Week, voltada para conscientização de alunos, pais, professores e comunidade em geral sobre a importância das neurociências (descobertas, prevenções de doenças, dentre outros). Sua meta é estimular a curiosidade dos visitantes sobre como as neurociências estão presentes em seu cotidiano, auxiliando a despertar vocações e fornecer recursos para que professores do ensino das séries iniciais, fundamental, médio e superior possam levar o tema “neurociências” para a sala de aula e para espaços não-formais de ensino.
Formato:
A III Semana do Cérebro envolverá diversas atividades, tais como:
- I Fórum de Difusão e Popularização de Neurociências – Espaço de apresentação e articulação de iniciativas desenvolvidas por múltiplas instituições em torno da difusão e polarização de neurociências (dia 26/03/2012).
Laboratório Aberto de Práticas – sob a coordenação do Museu Itinerante de Neurociências (MIN), da UFRJ, desenvolve um conjunto de oficinas que leva os visitantes (crianças e adultos) a uma experiência imersiva, mostrando de maneira lúdica e divertida como os conhecimentos de neurociências estão presentes no cotidiano. Esta atividade será realizada na UFRJ (dias 27 e 30/03/2012) e no Espaço Ciência Viva (ECV, dia 31/03/2012).
- Celebrando o Cérebro – Sob coordenação do Museu da Vida e do Museu de Patologia, da Fiocruz, serão desenvolvidas atividades para os visitantes (crianças e adultos) mostrando de maneira lúdica e divertida conhecimentos de neurociências (dia 31/03/2012).
- VisiLab – Visitação de estudantes aos Laboratórios de Neurociências do Centro de Ciências da Saúde, da UFRJ (dias 27 e 30/03/2012).
- Exposição de Arte-Ciência – mostra de obras artísticas que encontram na ciência sua matéria prima. Esta atividade será realizada na UFRJ (dias 27 e 30/03/2012) e no Espaço Ciência Viva (ECV, dia 31/03/2012).
- Clube de Arte-Ciência – clube de criação artística direcionado a crianças e adolescentes, apresentando histórias em quadrinhos, desenho e jogos eletrônicos com a temática de neurociências. Esta atividade será realizada na UFRJ (dias 27 e 30/03/2012) e no Espaço Ciência Viva (ECV, dia 31/03/2012).
Neurocine - exibição de filme envolvendo tema relacionado com neurociências (distúrbio de linguagem), seguido de debate entre especialistas nacionais com o público (UFRJ, dia 29/03/2012).
Exposição “Anatomia Comparada do Cérebro” – exposição de peças anatômicas que permite a análise comparada dos cérebros de diferentes espécies e a interação tátil com peças plastinadas. Crianças e adultos poderão ver e interagir com a exposição. Esta atividade será realizada na UFRJ (dias 27 e 30/03/2012) e no Espaço Ciência Viva (ECV, dia 31/03/2012).
Exposição “Do Que É Feito o Nosso Cérebro: Uma Visão Microscópica” – Visualização, em microscópios, de diferentes tecidos e células que compõem o sistema nervoso. Conta ainda com uma exposição de fotomicrografias que promovem uma visão artística sobre o sistema nervoso e seus componentes. Esta atividade será realizada na UFRJ (dias 27 e 30/03/2012) e no Espaço Ciência Viva (ECV, dia 31/03/2012).
- Contadores de Histórias – atividade direcionada ao uso criativo de narrativas para a transmissão de conteúdo não-formal de neurociências. Esta atividade será realizada na UFRJ (dias 27 e 30/03/2012) e no Espaço Ciência Viva (ECV, dia 31/03/2012).
II Encontro Ciências e Cognição - evento acadêmico multidisciplinar dentro do qual ocorrem: IV Seminário Ciências e Cognição “Neurociências aplicadas à Educação”; conferências; mesas-redondas; apresentação de trabalhos, workshops e cursos. Tem como público-alvo: alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. Esta atividade será realizada na UFRJ (dias 28, 29 e 30/03/2012).
- Outras atividades.
Coordenação do Evento:
O evento é promovido por:
  • Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociência (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ), sob a coordenação geral de Alfred Sholl-Franco, Gláucio Aranha, Lucianne Fragel-Madeira, Talita da Silva Assis, Tatiana Maia Barreto e Gustavo Alves.
  • Organização Ciências e Cognição (OCC), sob a coordenação de  Alfred Sholl-Franco e Gláucio Aranha
  • Universidade Federal Flumense (UFF), sob a coordenação de Lucianne Fragel-Madeira
  • Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), sob coordenação de Valeria Magalhães e Karina Saraiva.
  • Espaço Ciência Viva (ECV), sob coordenação de Eleonora Kurtenbach, Robson Coutinho, William Dantas e Fabio Falcão.
  • Museu da Vida  (Fiocruz), sob coordenação de Paulo Henrique Colonese e Aretha Mendes Alves.
  • Museu de Patologia do IOC (Fiocruz), sob coordenação de Marcelo Pelajo Machado e Barbara Cristina E. P. Dias de Oliveira
  • Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), sob a coordenação de Bianca Fonseca

Seja um voluntário na Semana do Cérebro, a sua participação na atividade será certificada.
Para maiores informações: cecnudcen@cienciasecognicao.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário