segunda-feira, 14 de maio de 2012

O que é Neuroeducação?

Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino e currículos.

As pesquisas e iniciativas de neuroeducação têm crescido muito no mundo, nos últimos anos, e tenta usar descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Cada vez mais, os professores querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Os neurocientistas, por outro lado, querem saber como essas indagações dos professores podem sugerir novas pesquisas em neurociência.
Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos. e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.
Assim, a neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, tais como:
•    Dislexia
•    Discalculia
•    Gagueira
•    Desordem de atenção e hiperatividade
•    Disfunção cerebral mínima
•    Retardamento mental
•    Disfunções no desenvolvimento
•    Dificuldades de aprendizagem
•    Deficiências da visão e audição
•    Lesão cerebral
•    Dispraxia
•    Doenças mentais como depressão, ansiedade, etc
•    Doenças sistêmicas com comprometimento cognitivo, como anemia, mixedema, desnutrição e outros
(fonte: wikipédia)
Encontrado em  Creative Ideas

I Jornada sobre Neuroeducação
Neurociências, Aprendizagem e Educação
Dias 26/05 e 02/06
Inscreva-se



 

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