Neuroeducação
é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e
educação para criar melhores métodos de ensino e currículos.
As pesquisas e iniciativas de neuroeducação têm crescido muito no mundo, nos últimos anos, e tenta usar descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Cada vez mais, os professores querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Os neurocientistas, por outro lado, querem saber como essas indagações dos professores podem sugerir novas pesquisas em neurociência.
Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos. e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.
Assim, a neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, tais como:
• Dislexia
• Discalculia
• Gagueira
• Desordem de atenção e hiperatividade
• Disfunção cerebral mínima
• Retardamento mental
• Disfunções no desenvolvimento
• Dificuldades de aprendizagem
• Deficiências da visão e audição
• Lesão cerebral
• Dispraxia
• Doenças mentais como depressão, ansiedade, etc
• Doenças sistêmicas com comprometimento cognitivo, como anemia, mixedema, desnutrição e outros
I Jornada sobre Neuroeducação
Neurociências, Aprendizagem e Educação
Neurociências, Aprendizagem e Educação
Dias 26/05 e 02/06
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