sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

21 de dezembro: ser Atleta



Atletismo, no dicionário - local onde se estacionam palavras, ou se depositam, inventariam (guardam, abrigam, arquivam, conservam, eternizam, cristalizam, engessam, libertam...), enfim,  onde podem ser encontradas, lidas, queridas, amadas, odiadas, lembradas, esquecidas...-, possui dois significados: prática  ou conjunto de desportos atléticos, compreendendo corridas, saltos e lançamentos.

A palavra atleta, substantivo comum de dois gêneros, do latim athleta, -ae; do grego athletés, -oû, pode significar um desportista, um praticante de qualquer disciplina de atletismo e pessoa robusta ou muito valente, que na Antiguidade clássica representava o lutador (pessoa robusta e destra nas lutas). Ora, nos dias de hoje, há muitos atletas, amadores e profissionais. Se entendermos, por outro lado, que na vida é preciso equilibrar mente e corpo, inteligência e movimento, sagacidade e leveza, disposição e resistência, teoria e prática, bem-estar, prazer e saúde, entre tantos outros elementos sincronizados, dinâmicos, simultâneos, suportes para vencermos desafios, superarmos obstáculos  e lançarmos bastões a futuras gerações, todos nós somos atletas da/na humanidade.

As palavras vão, assim, ganhando liberdade. Surgem novas perspecitvas e dimensões inimagináveis, de acordo com  o vigor e transformação dos tempos, com a consciência da luta diária e a construção de novas histórias. Ser atleta é sonhar, projetar e fazer. É persistir e vencer limites. É alimentar saudavelmente corpo e alma, na solidão do esforço e do reconhecimento de humildade, caso precise de mais tempo para viver o outro dentro de si, o insuperável.

Nesse contexto,  ovacionamos a produção de novas ideias,  de diferentes linguagens , de novos exemplos, para homenagear a vida, o potencial sóbrio, criativo  e persistente que rompe barreiras físicas e psicológicas e edificam grandes obras através de inabaláveis atletas.  

Hoje, 21 de dezembro de 2012, ser atleta, significa romper com os limites das crenças, mitos, lendas para deixar o corpo saudável e a mente livre para novas criações e renovação;
Nayla 2010, 2011, 2012



Parabéns, atletas, hoje é um dia especial para vocês!

Imagens retiradas da web 

Futuros Atletas

Nenhum comentário:

Postar um comentário