sexta-feira, 26 de abril de 2013

Universidade Aberta - iMOOC

Na Universidade Aberta (UAb.pt) valorizamos cada caminho inovador que permita aproximar ainda mais as pessoas à vida académica e integrá-la na dinâmica social. Num contexto de escassez generalizada de recursos e de necessidade acrescida de capacitação das populações, os cursos abertos massivos online (MOOC - Massive Open Online Courses), enquanto alargamento e aprofundamento dos ideais da educação aberta e do acesso generalizado ao conhecimento oferecem-nos, por isso, um enorme potencial para perseguir essa visão e essa missão.
Consciente desse facto e fiel à sua matriz inovadora, a UAb.pt decidiu associar-se a uma dúzia de outras instituições universitárias europeias de grande prestígio para lançar uma iniciativa conjunta neste domínio – a primeira iniciativa pan-europeia de MOOCs – liderada pela European Association of Distance Teaching Universities (EADTU) e com o apoio da Comissão Europeia (www.OpenupEd.eu). Todavia, a UAb.pt deu um passo adicional em relação aos seus parceiros e desenvolveu um modelo pedagógico específico para cursos abertos massivos online, tornando-se assim na primeira universidade no mundo a fazê-lo.
Os MOOCs oferecidos pela UAb.pt são desenhados com base nos quatro pilares do Modelo Pedagógico Virtual (MPV) da UAb.pt, a saber: aprendizagem centrada no estudante, flexibilidade, interacção e inclusão digital. Combinam a aprendizagem autónoma e auto-dirigida com uma forte dimensão social e articulam a flexibilidade essencial para os estudantes a distância com a estruturação necessária para ajudar na concretização do trabalho a realizar. Também alargam a oferta da aprendizagem ao maior número possível de pessoas num ambiente digital virtal, onde uma parte importante da vida moderna acontece, contribuindo, dessa forma, para a inclusão digital.
Ao desenharmos o nosso modelo inovador de MOOC, analisámos as diferentes experiências conhecidas no mundo em termos do seu desenvolvimento e implementação. Assim, escolhemos elementos de tipos já existentes de MOOCs, mas adicionámos também outros aspetos relevantes, decorrentes da nossa própria experiência na educação online e da sua integração no contexto mais alargado do modelo pedagógico virtual da UAb.pt, bem como do trabalho realizado na área dos recursos educacionais abertos e das práticas educacionais abertas. Os cursos massivos abertos online neste modelo pedagógico designam-se por iMOOCs, dado o seu especial enfoque na inovação, na interação, na inclusão, na responsabilidade individual e nas relações interpessoais. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário