Na Universidade Aberta
(UAb.pt) valorizamos cada caminho inovador que permita aproximar ainda
mais as pessoas à vida académica e integrá-la na dinâmica social. Num
contexto de escassez generalizada de recursos e de necessidade acrescida
de capacitação das populações, os cursos abertos massivos online (MOOC -
Massive Open Online Courses), enquanto alargamento e aprofundamento dos
ideais da educação aberta e do acesso generalizado ao conhecimento
oferecem-nos, por isso, um enorme potencial para perseguir essa visão e
essa missão.
Consciente desse facto e fiel à sua
matriz inovadora, a UAb.pt decidiu associar-se a uma dúzia de outras
instituições universitárias europeias de grande prestígio para lançar
uma iniciativa conjunta neste domínio – a primeira iniciativa
pan-europeia de MOOCs – liderada pela European Association of Distance Teaching Universities (EADTU) e com o apoio da Comissão Europeia (www.OpenupEd.eu).
Todavia, a UAb.pt deu um passo adicional em relação aos seus parceiros e
desenvolveu um modelo pedagógico específico para cursos abertos
massivos online, tornando-se assim na primeira universidade no mundo a
fazê-lo.
Os MOOCs oferecidos pela UAb.pt são
desenhados com base nos quatro pilares do Modelo Pedagógico Virtual
(MPV) da UAb.pt, a saber: aprendizagem centrada no estudante, flexibilidade, interacção e inclusão digital.
Combinam a aprendizagem autónoma e auto-dirigida com uma forte dimensão
social e articulam a flexibilidade essencial para os estudantes a
distância com a estruturação necessária para ajudar na concretização do
trabalho a realizar. Também alargam a oferta da aprendizagem ao maior
número possível de pessoas num ambiente digital virtal, onde uma parte
importante da vida moderna acontece, contribuindo, dessa forma, para a
inclusão digital.
Ao desenharmos o nosso modelo inovador
de MOOC, analisámos as diferentes experiências conhecidas no mundo em
termos do seu desenvolvimento e implementação. Assim, escolhemos
elementos de tipos já existentes de MOOCs, mas adicionámos também outros
aspetos relevantes, decorrentes da nossa própria experiência na
educação online e da sua integração no contexto mais alargado do modelo
pedagógico virtual da UAb.pt, bem como do trabalho realizado na área dos
recursos educacionais abertos e das práticas educacionais abertas. Os
cursos massivos abertos online neste modelo pedagógico designam-se por iMOOCs,
dado o seu especial enfoque na inovação, na interação, na inclusão, na
responsabilidade individual e nas relações interpessoais.
Fonte:http://imooc.uab.pt/
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