domingo, 30 de junho de 2013

A tecnologia na rotina dos jovens

Pesquisa FT-Telefonica mostra papel da tecnologia na vida dos jovens em 27 países

A Telefonica, em parceria com o Financial Times, realizou uma pesquisa com mais de 12 mil jovens entre 18-30 anos em 27 países, para entender como a tecnologia influencia seus hábitos e atitudes. As principais conclusões são que eles enxergam a tecnologia como um agente para influenciar o mundo e suas trajetórias de vida, mais do que as gerações anteriores. E “tecnologia e mobilidade” são termos indissociáveis para estes jovens – 76% possuem 1 smartphone, contra 30% da média global.

O estudo também perguntou que tipo de vício ou atividade os jovens desistiriam para evitar ficar sem acesso a internet. Em primeiro lugar, no Brasil, vieram o álcool (55%) e a televisão (44%), superando o chocolate (40%). Quando combinamos estes dados com as pesquisas Terra Digital, realizada pelo Terra (série apresentada no Blue Bus) e Brasil Conectado, realizada pelo IAB, começamos a ter uma idéia do desafio que vem pela frente para outros meios – os estudos indicam que o uso da internet já superou o tempo gasto com televisão e que o consumo de conteúdo via mobile já ultrapassou a leitura de jornais e revistas impressas.

A pesquisa Telefônica-FT também abordou opiniões sobre diversos temas políticos e sociais, e o Brasil se destacou em dois aspectos – (a) tem 1 dos maiores percentuais de jovens que acham que o investimento público é o principal fator para auxiliar o crescimento econômico (31%) e (b) há uma especial preocupação com desigualdade social e educação (com os percentuais mais altos entre todos os países pesquisados). Não por acaso, duas áreas em que a tecnologia pode colaborar muito para resolver problemas – terreno fértil para os empreendedores de hoje e candidatos de 2014.


Fonte: Blue Bus

Nenhum comentário:

Postar um comentário