Pesquisa FT-Telefonica mostra papel da tecnologia na vida dos jovens em 27 países
A Telefonica, em parceria com o Financial Times, realizou uma pesquisa com mais de 12 mil jovens entre 18-30 anos em 27 países, para entender como a tecnologia influencia seus hábitos e atitudes.
As principais conclusões são que eles enxergam a tecnologia como um
agente para influenciar o mundo e suas trajetórias de vida, mais do que
as gerações anteriores. E “tecnologia e mobilidade” são termos
indissociáveis para estes jovens – 76% possuem 1 smartphone, contra 30%
da média global.
O estudo também perguntou que tipo de vício ou atividade os jovens desistiriam para evitar ficar sem acesso a internet. Em primeiro lugar,
no Brasil, vieram o álcool (55%) e a televisão (44%), superando o
chocolate (40%). Quando combinamos estes dados com as pesquisas Terra Digital, realizada pelo Terra (série apresentada no Blue Bus) e Brasil Conectado,
realizada pelo IAB, começamos a ter uma idéia do desafio que vem pela
frente para outros meios – os estudos indicam que o uso da internet já
superou o tempo gasto com televisão e que o consumo de conteúdo via
mobile já ultrapassou a leitura de jornais e revistas impressas.
A pesquisa Telefônica-FT também abordou opiniões sobre
diversos temas políticos e sociais, e o Brasil se destacou em dois
aspectos – (a) tem 1 dos maiores percentuais de jovens que acham que o
investimento público é o principal fator para auxiliar o crescimento
econômico (31%) e (b) há uma especial preocupação com desigualdade
social e educação (com os percentuais mais altos entre todos os países
pesquisados). Não por acaso, duas áreas em que a tecnologia pode
colaborar muito para resolver problemas – terreno fértil para os
empreendedores de hoje e candidatos de 2014.
Fonte: Blue Bus
Nenhum comentário:
Postar um comentário