domingo, 2 de outubro de 2011

Quadrinhos, Diversão e Educação

    

Quadrinhos e diversão combinam com Educação. 

Escola é um lugar para ser feliz.

Peanuts e o famoso "Minduim"

A turma do Minduim completa hoje seis décadas. Criado em 1950 por Charles Monroe Schulz, "The Peanuts Gang" - A Turma do Minduim - envolveu diferentes gerações com personagens infantis que retratam experiências do próprio autor em sua infância. Até hoje, o público fiel às aventuras existenciais e pitorescas situações exibe objetos, peças de vestuário com estampas dos personagens das tiras, desenhos e vídeos,  mantendo viva a memória do autor que, em 12 de fevereiro de 2000, um dia antes de publicar a última página desenhada, aos 77 anos, faleceu. O sucesso de Schulz pode ser atribuído à inclusão de temas universais em suas histórias.

"A temática e os personagens abordam questões com as quais pessoas de todas as gerações conseguem se identificar, como vencer e perder. Não importa o quanto avançamos como sociedade, todos conseguem se identificar com eles."

(Jill Schulz, filha do autor)

Jeannie Schulz, sua esposa,  acredita que o sucesso das histórias em quadrinhos se devia à capacidade de transmitirem emoções humanas comuns de forma simples. Segundo ela, 

"Os domingos jamais serão os mesmos"

Tira original de Snoopy e sua turma circulou pela primeira vez 

no dia 2 de outubro de 1950 

 

Em sala de aula, a produção de Schulz pode tornar-se objeto de recortes, intertextualidades, reflexões, entre tantas possibilidades de produção, enriquecendo práticas educativas mais contemporâneas que visam, além da aplicação de conteúdo, proporcionar a formação integral do ser humano. 

Um trabalho interdisciplinar aproveita muito bem a primeira história do vídeo, aqui apresentado. Nada mais envolvente para  as disciplinas de Português, Línguas estrangeiras, História, Geografia, Matemática, Ciências, entre outras, do que apresentar "A Horta" para abordar as relações humanas, individualidade e coletividade,  mundo do trabalho e sociedade; a química da vida em cada metro quadrado da história; a biologia dos seres; o entendimento de vários povos, agriculturas e culturas; a criatividade do plantio com sementes, palavras e outras linguagens.

É preciso, para que tal projeto aconteça, no entanto, integração, solidariedade, compartilhamento de boa energia e dedicação, boa vontade, comprometimento, organização, planejamento, humildade, recursos de diferentes ordens...

Vocábulos, gestos que abrem um leque de sentimentos e opiniões que não devem expulsar para longe os ideais de uma educação que só bem fará a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário