terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O barco da Educação



E, como está barco?
Por Nayla Schenka

Existem muitos caminhos para a Educação, diferentes atalhos, vias paralelas que se edificam através de várias modalidades, desbravadas por missionários, amantes, profissionais... melhor, educadores. Mas, em se tratando de barcos, onde está a educação?
Ancorada? A caminho de "mares nunca dantes navegados"*? Navegando ao léu? Seguindo marés, seduzida por brisa leve ou arrastada por ventos fortes? Que timoneiro, que tripulação a bordo é capaz de remar  solidariamente e alcançar espaço-tempo de transformação?
Transformar não inclui, entretanto, sentido apenas positivo; torna-se o homem  vil e cruel, bom e generoso, selvagem, sábio, acomodado, inconformado... enfim, o que se pode assumir diante de tragédias, belezas, ambição, frustações ou vaidades? Ignorância, conhecimento, mudança de atitude sempre coerente e racional?
Nessa perspectiva de observação, alinhar uma tela de objetivos e metas, organizados em projetos e resultados, seria desaguar em águas contaminadas por distanciamentos entre teoria e prática; seria desfiar sentimentos coroados de romantismo, idealismo sem práticas funcionais e efetivas; seria  elaborar ideias e constatar realidades  frustantes ou contentar-se com meias verdades que percorrem o dia a dia de escolas públicas e particulares.
Como educadora, "navegar é preciso". Como aluna, "navegar é preciso".  Em pequenos ou grandes espaços, a vida continua e conhecimento se dimensiona e se intensifica pela velocidade das informações. No barco, a sala de aula é um dos seus compartimentos. Isso não significa isolamento.
Ao contrário, ali, na sala de aula, está a fonte de talentos em construção para entendimento geral da nave e da navegação. Ali está o ser que, independente de seu potencial inato ou, ainda,  pouco revelado, sempre faz a diferença para, um dia, assumir o barco, que não é nosso; é do planeta.
A sala de aula movimenta a embarcação. Semeia, colhe, espia na janela do tempo o futuro para outras gerações. Transmite técnicas, desenvolve metodologias, aprende, faz aprender, orienta-se com a bússola do espaco-tempo de efemeridades, avaliações, adaptações e mudanças.
*Camões

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