segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Espaço para Inclusão

Por Nayla Schenka

Inclusão, palavra que, ao mesmo tempo acentua respeito, comprometimento, responsabilidade, ética, solidariedade, colaboração, entre tantos aspectos, mas que também revela o atraso de homens e sociedades na evolução cultural, social e histórica da vida. 

A verdade é que os opostos sempre existem e marcam grandes feitos ou demonstram ignóbeis fatos.  A exclusão, por exemplo, evidencia, em qualquer mundo, preconceito, descaso, inconsequência, irresponsabilidade, intolerância, acomodação, displicência, imaturidade.

Contudo, tornam-se cada vez mais frequentes iniciativas de diferentes áreas, instituições, projetos sociais inclusivos que alimentam uma rede de informação e comunicação que se expande, criando oportunidades, transformando o olhar viciado por medo ou discriminação, consequentes de aprisionamentos mentais, subordinados  a padrões rígidos, esteriótipos, mitos, crenças, senso-comum.

Nesse sentido, valorizar e expandir tudo que  conscientiza, enriquece e contribui para maior conhecimento e melhoria do sensível território da diversidade e maturidade humana significa integrar individualidades à coletividade  e fazer crescer saudável  uma nação planetária.


"Surdos têm ressocialização com acesso à arte

Cantam, dançam e interpretam


Alunos surdos não podem ser excluídos das atividades, e sim, participarem ativamente
Alunos surdos não podem ser excluídos das atividades, e sim, participarem ativamente
Quem disse que os deficientes são diferentes? Muito pelo contrário, apesar das dificuldades, conseguem acompanhar as tarefas em sala de aula e ainda aprender um pouco de arte. Um exemplo acontece em várias regiões do país que oferecem o ensino de arte para os surdos em aulas regulares.

Os protagonistas da história viram coadjuvantes, aprendem a cantar, interpretar e têm atividades em grupo. O desafio é para os professores, que desde 2005 tiveram que se adequar ao ensino comum a deficientes. Foi quando entrou em vigor a lei que garante o direito de ter um intérprete na sala de aula.

As aulas são planejadas com objetivo de promover maior interação. Segundo especialistas, a arte, como o teatro, auxilia também no aprendizado da Língua Portuguesa. “A leitura das peças melhora a escrita e ajuda a entender as regras gramaticais, a ampliar o repertório cultural e a desenvolver a oralização daqueles que conseguem falar”, destaca Maria Sílvia coordenadora de um grupo de teatro com surdos e docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (USP).

Com a música não é diferente, pode até parecer difícil, mas é como o grande gênio Beethoven que depois de perder a audição tornou-se referência na música erudita. Por não ouvirem, os surdos têm os outros sentidos mais aguçados, o que lhes permite, por exemplo, captar com relativa facilidade as oscilações geradas pelas ondas sonoras. É por isso que eles conseguem notar a aproximação de uma pessoa. E, é essa vibração a chave para atividades com instrumentos em classe.

“O teatro, a dança e a música têm ajudado alunos com deficiência auditiva em diversas escolas públicas do país”, enfatiza a tutora do Portal Educação, Carolina Cysne. Um dos exemplos pode acontecer dentro de sala da aula, com conteúdos que fazem parte da rotina do professor. Ver vídeo, histórias com legendas e, aprender a transmitir as ideias, vivenciando um pouco do português formal."
fonte: http://www.portaleducacao.com.br

 

Surdolimpíada - Deaflympics

Photo: Logo

Este é o Logotipo da Comunidade Esportiva Internacional de Surdos


Criado pelo artista Ralph Fernandez em 2003,  passou a ser um símbolo positivo e poderoso para a comunidade internacional de surdos que pratica esportes. 
Utiliza elementos significativos:  língua de sinais, surdez e culturas internacionais, união e continuidade.
A mão, configurando  "ok", "bom" e "legal"  se sobrepõe a outra em um círculo para representar o símbolo original da "Surdolimpíada".  
Juntas, representam união.
O centro do logotipo representa a íris do olho,  definindo as pessoas surdas como seres visuais que usam seus olhos para se comunicar.
O logotipo incorpora as quatro cores das bandeiras nacionais do mundo. O vermelho, amarelo e verde representam as quatro confederações regionais - A Confederação de Desportistas Surdos do Pacífico na Ásia, a Organização Européia de Desportistas Surdos, a Organização Pan-Americana e a Confederação Africana.

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