domingo, 6 de março de 2011

Carnaval/Cultura/Tradição

O Carnaval é festa. Promove entretenimento, descontração, repouso para muitos, mas, principalmente, agitação e euforia para a maioria das pessoas, não somente pelos bonitos espetáculos nas ruas, praças, sambódromos mas também em interiores decorados cujos requintes extrapolam a rotina e movimentam sonhos, arte e magia.
Há também o corre-corre das estradas. À procura de novos circuitos de prazeres e diversão, as pessoas saem do seu dia-a-dia para curtir diferentes ares, adquirir novos conhecimentos. Passear e se divertir, quer seja brincando o carnaval ou se reunindo com a família e amigos,  significa  viver um ritmo que se aquece com coloridos, música, histórias e fantasias.
A celebração do Carnaval ocorre 40 dias antes da Páscoa, começando oficialmente no sábado e terminando na terça-feira, com o início da Quaresma, na Quarta Feira de Cinzas.
Durante os 4 dias de carnaval, com todos os seus excessos, é celebrado um acontecimento profano, como sendo um ato de despedida aos prazeres da carne.
Em praticamente todos os cantos do Brasil, o Carnaval explode em alegria toda a sua cultura, tradição, originalidade.
Através do Carnaval, os principais estados brasileiros divulgam seu povo, suas cidades,  suas  histórias, seus pontos turísticos.  Os lugares mais conhecidos são Recife, juntamente com a vizinha Olinda (no Norte do Brasil) e Salvador. Porém, o Carnaval maior e mais famoso é, sem dúvida, no Rio de Janeiro.
O Carnaval, entretanto, pertence ao mundo inteiro. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais popular. Marchinhas carnavalescas, blocos de ruas se expandem e o carnaval de rua começa a ganhar novos formatos. No Rio e em São Paulo, surgem as escolas de samba que, organizadas em Ligas, disputam campeonatos exibindo arte, cultura, história, inovações, criatividade em meio a muito talento, originalidade sob a cantoria de samba-enredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário