UM LUGAR PARA APRENDER E SER FELIZ
Segundo Paulo Freire, Escola é... O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas quartos, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados".
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como um tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se "amarrar nela"!
Ora é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.
Concordo plenamente com o que cita Paulo freire em relação à escola, mas para que esta realidade se efetive é imprescindível que aconteça uma mudança de postura por parte dos profissionais ligados à educação; inovar, acolher todas as pessoas através da ressignificação de conceitos e práticas é o verdadeiro segredo.
Sabe-se que a sensibilidade, o humanismo e atitude de construção e transformação constroem vidas; vidas que deixam transparecer todo sentido e significado que as envolvem.
Com certeza, os desafios, as dificuldades imprimem um ritmo, mas não impedem o desenvolvimento; realmente colocam barreiras, mas não fecham caminhos. Sendo assim, é fundamental possuir sensibilidade, humanismo, acreditando plenamente na capacidade do educando, ensinando-o a construir sonhos e buscá-los; lidando assim de forma mais significativa com o mundo e consigo mesmo.
Percebe-se então que o maior desafio para esta conquista está em ser uma pessoa de atitude e desta forma sim, construir VIDAS. Só assim será realmente possível tornar a escola UM LUGAR PARA APRENDER E SER FELIZ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário