terça-feira, 1 de novembro de 2011

Avaliar é situar no tempo uma aprendizagem

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Avaliar é um processo contínuo que compromete tanto alunos quanto professores. Por esse caminho perpassam elementos indispensáveis que fundamentam a produção final vista de forma global que, sem dúvida, torna evidente se o circuito planejado alcançou resultados concretos eficazes para todos os envolvidos.
Cabe a professores observar e analisar antes, durante organização e planejamento,  público-alvo (visão global: idade, interesses, objetivos, ambiente situacional da aprendizagem, entre outros aspectos). 
Nas etapas subsequentes do processo, é preciso um olhar atento, disciplinador em relação a objetivos e, ao mesmo tempo, flexível para mudanças de rumos necessárias de acordo com o contexto da interação, sem prejuízo, entretanto, da base primordial do curso. 
Feedbacks e recursos variados são combustíveis para motivação, ampliação de resultados, para despertar criatividade, construir novos saberes.
Finalmente, após interações, autonomias e interdependências, observar e avaliar o ambiente de desenvolvimento, cooperação e cumprimento dos objetivos. Aqui, entram em cena os aspectos da comunicação, negociação, coordenação, co-realização e compartilhamento.
 
É claro que o ambiente de aprendizagem - on-line ou presencial - deve ser levado em conta, pois, hoje em dia,  são necessárias formatações específicas para que haja melhor desenvolvimento e amadurecimento do indivíduo e de seu grupo.
Sem dúvida, o ponto essencial é pensar no "fazer-aprendendo", construir-desconstruindo conceitos e ações limitadas, tradicionais que apenas classificam e, nesse sentido, descartam potenciais e talentos que estão além do senso comum.
Entende-se que avaliar é o principal vetor de mudança positiva no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, de que forma deve-se  consideram o processo de avaliação?

Aguardo comentários.


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