quinta-feira, 19 de julho de 2012

Futebol: mais de 2000 anos de história

Comemora-se hoje com muita alegra e boas lembranças o Dia do Futebol
  
São mais de 2000 anos de história. 

Pequenas famílias do futebol, grandes histórias


Homenagem especial para quem trabalha com futebol pensando em educação





A história moderna do futebol tem cerca de 150 anos. Tudo começou precisamente no ano de 1863, quando na Inglaterra se separaram o "rugby-football" e a "Association Football e fundou-se A football Association.

Charles William Miller (São Paulo, 24 de novembro de 1874 — 30 de junho de 1953) foi um esportista brasileiro, considerado o "pai" do futebol e do  no Brasil. Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo.

O futebol foi o segundo esporte coletivo a integrar o quadro das modalidades olímpicas (atrás apenas do pólo aquático) e tem registros desde o ano de 1900.  

No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário