sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Saber com a tecnologia para o deficiente visual

Este vídeo é realmente muito importante, pois traz o relato autêntico de uma aluna utilizando a informática para aprender e se formar em pedagogia.
Através de sua análise crítica pode-se vivenciar de certa maneira, de acordo com cada um de nós, o que sente aquele que não "vê" enquanto utiliza recursos para sua própria aprendizagem em relação àquele que "vê". Também, o que sente aquele que ouve, toca e cria, aprendendo e fazendo, superando conscientemente dificuldades, enquanto analisa criticamente qual seria o melhor caminho a seguir e o que o ajudaria a prosseguir de outras formas mais adequadas e eficientes.
Percebe-se o ótimo desenvolvimento do discurso oral da aluna enriquecendo sua contribuição para nos fazer  perceber o mundo sob outras perspectivas. Quantos de nós, seríamos capazes da prontidão auditiva, do toque preciso, da elaboração simultânea do conhecimento aliado à prática de maneira tão dinâmica e precisa enquanto discursa sobre o que faz? 
Presos à facilidade de ver, deixamos de nos perguntar como vemos, ouvimos, tocamos, sentimos. Enfim, como aprendemos e como podemos aprender mais e melhor, modificando nosso  olhar e a forma como entendemos nosso mundo e o dos outros.
Nesse universo rico de interpretação e possibilidades de compreender o mundo e suas várias dimensões, a tecnologia se apresenta como elemento primordial para novas ações, inovações e avaliações. Finalmente, o homem pode superar-se diante da máquina que inventa e que o mantém alimentado de informações para desenvolver e multiplicar novos conhecimentos.


Um comentário:

  1. Oi amiga! Que vídeo fantástico e que espaço bacana você tem aqui! saudades...

    ResponderExcluir