quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Brasil multicor


Hoje, 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, multicolorida, com personagens geniais, históricos, patriotas, cidadãos do mundo, enfim, não importa cor, forma, nacionalidade, somos negros, índios, amarelos  brancos, nascidos de gente, de povos, humanos, espirituais, filhos de Deus e aí...

Brasil
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Ô Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
Ô Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim

Ah, abre a cortina do passado
Tira a Mãe Preta,do serrado
Bota o Rei Congo, no congado
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim
Deixa, cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a Sa Dona, caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim
Brasil
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto
Ô Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ô Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim
Oh, esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim
Ah, ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah, este Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil, brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim

[ Samba cena brasileira - Primeira audição de Aracy Cortes - Intérprete Francisco Alves com Radamés Gnattali e sua Orquestra - Odeon 11.768A e Odeon 11.768B - Revista "Joujoux e Balangandans" - Filme "Alo, amigos" - 1941 ]

[ Letra inglês: Ray Gilbert, título conhecido como Brazil ]

Nessa data, tantas palavras que surgem: multi/inter/intraculturalismo, tradição, sincretismo, transcendência... Tantas  noções, nações, pluralidade, conhecimento, sabedoria, solidariedade, coletividade sã,  raízes, evolução... Tantos exemplos a ilustrar em pouco espaço de mente,  com palavras pequenas para homenagear. Muitas lutas, vários fatos, concretudes relevantes,  realizações libertadoras. 
Quanta Geografia e História a contar ações, demarcando linhas, trajetos e caminhos na civilização. Quantos livros abrem a escola, Educação. Quanta gente canta, dança, pinta! Quantos bordam, tecem. Criam colchas, versos, textos... Quantas línguas e linguagens, grande viagem mundo afora e dentro, em nós...
Deixe a mente aberta libertar-se dos grilhões
Sente à beira do rio brasileiro de milhões
Aspire pelas passagens,
na corrente paisagens
Brasil de ponta a ponta
Comece no Maranhão
Assista o vídeo, ouça Milton Gonçalves. Reflita!
Conheça a vida multiforme, multicolorida, multifária, multicultural, multifacetada, multiplicadora do bem!
Leve essas idéias para a sua Escola. Escolha o tema, o Brasil é grande e o coração do povo é imenso!
                                                                                        Nayla 2010
Promova ética e responsabilidade. Respeite os créditos dos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário