sábado, 19 de fevereiro de 2011

Esporte e Educação

Conforme consta na legislação brasileira, 19 de fevereiro é o Dia do Esporte. A origem do Dia do Desporto remete à Lei nº 9.615, de 24/03/1998, a famosa lei Zico, que no artigo 54 cria a comemoração sem uma referência sobre o porquê da escolha da referida data. Apesar da lei número 9.615, de 24 de março de 1998, revogar a data anterior e definir a comemoração em 23 de junho, Dia Mundial do Desporto Olímpico, popularmente a antiga data continua a ser celebrada. 
Alguns registros históricos, que datam de 3.000 a.C., incluem fontes literárias e iconográficas descrevendo cenas esportivas, muitas delas ritualísticas.
A primeira competição oficial do planeta data de 776 a.C, ocasião em que foi realizada a Olimpíada da Grécia. O esporte deixou de ser apenas um ritual para se tornar uma competição com regras, vencedores e perdedores. Era uma espécie de comemoração oferecida a Zeus, o deus do Olimpo.
Hoje em dia, existem inúmeras modalidades, tipos e formas de práticas esportivas. O esporte tornou-se profissional, promove espetáculos, cria ídolos e mitos, gera empregos e renda, suscitando paixões, despertando sonhos.
O esporte se consagra no planeta, principalmente, pelo espírito de luta, determinação, ilustrando grandes exemplos de como ultrapassar limites físicos e psicológicos, além da explosão de alegria que faz unir diferentes povos e gerações.
Praticar esporte é importante para:
  • Saúde física e mental (crescimento, melhora ou cura de doenças, longevidade, superação, resistência, controle físico, emocional);
  • Dimensão inclusiva, social, educacional (afetividade, solidariedade, disciplina, desenvolvimento de habilidades e competências);
  • Enriquecimento cultural e humano
O esporte, praticado profissionalmente ou não,  nos remete a uma citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal : "Mens sana in corpore sano"  (Mente sã, corpo são - A healthy mind in a healthy body). 
Quanto maior for a variedade de movimentos, que pudermos fazer, principalmente na infância, melhor será o domínio e o conhecimento do nosso próprio corpo. Na criança existe uma espécie de inteligência motora, que facilita a aprendizagem de qualquer atividade corporal, não apenas esportiva, mas também de atividades da vida diária, nos estudos e futuras atividades profissionais. 
Torna-se, portanto, indispensável estimular, desde cedo, a prática esportiva e transmitir sua linguagem universal. A sua forma de comunicação ultrapassa fronteiras globais, sociais, culturais, até mesmo econômicas.
O esporte entra na vida das crianças, adolescentes ou adutos, primeiro, como uma forma de lazer, de socialização e de saúde, mas atinge expressividade e respeito com participação social e exercício de cidadania por meio de exemplos de pessoas comuns que se tornam destaques em dias especiais, de alunos que são incentivados, apoiados, revelados por projetos  inclusivos, de celebridades nacionais, internacionais e de diferentes mídias de comunicação.
Tudo isso contribui de maneira positiva para grandes transformações na maneira de pensar e de agir em qualquer sociedade.

Com  Lula Melo
"Algumas considerações. . . 
O esporte na vida da criança
O fascínio por alguns esportes fazem a alegria dos brasileiros. E a prática esportiva é um excelente estímulo para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo.
O celeiro de um futuro campeão sugere uma série de cuidados específicos, e o primeiro cuidado é exatamente o de saber qual o esporte ideal para o seu filho poder se dedicar. Alguns esportes de contato físico, como o judô e o tae kwon do, e esportes coletivos em geral, não são recomendados para crianças muito pequenas. O ideal é deixá-la desenvolver primeiro os esportes básicos, como natação, atletismo e ginástica, que vão ajudar a desenvolver seu corpo e podem até servir de base para o desenvolvimento de esportes mais específicos no futuro.
No caso dos pais também praticarem um determinado esporte, o corujismo acaba direcionando o filho a seguir os passos paternos, às vezes, até de forma inconsciente. Por mais que seja difícil evitar a influência, é sempre bom deixar a criança escolher que modalidade desperta mais sua atenção – evidentemente, a prática dos pais acaba servindo de propaganda, mas é sempre bom deixar a criança escolher.
Esporte , humildade e persistência
“O esporte ajuda em muitas áreas da vida, aprende-se a respeitar, escutar, ter disciplina, aprende-se a ter humildade. O esporte constrói uma vida longe das armadilhas da vida,basta ter boa cabeça para não cair nessas armadilhas. Porque a vida sempre te oferece o livre arbítrio. Se você afundar pessoas que te amam vão afundar com você, por isso um esportista nunca pensa em desistir, e isso permanece em todas as áreas da vida,pois em todas existem competição. A parte legal de tudo são as amizades, e os lugares que ficam sempre no pensamento.”
Esporte, antídoto contra as drogas
O esporte é o melhor caminho para tirar um jovem da vida das drogas, do crime e do álcool, vemos instituições acolhedoras que recolhem jovens das ruas e periferias e envolvem-os no mundo do esporte e assim eles deixam de pensar em roubar, matar se dopar para pensar em um futuro melhor para se mesmo e para seus familiares.
O Esporte muda a vida da pessoa
Costumo dizer que esporte é vida. Não apenas pelo fato de que quando se pratica um esporte estamos preservando a saúde, mas também pelo aspecto social.
Todos os envolvidos no esporte, de uma forma ou de outra estão beneficiando sua vida, mesmo que não seja através de exercícios físicos.
Infelizmente, ele, o esporte, não recebe a devida importância que deveria em nosso país. Quantos atletas no Pan tiveram que emprestar dinheiro para poderem disputar medalhas?
O esporte muda a vida das pessoas. É o esporte que dá as primeiras lições de competitividade, trabalho em equipe, hierarquia, disciplina e outras, na vida de um individuam. Oferecer esporte é oferecer a base para uma vida física e socialmente sadia.
A vitória além do placar: formando vencedoras na vida
O verdadeiro teste de caráter não se baseia no fato de sermos derrubados em algumas ocasiões, mas sim no número de vezes em que conseguimos nos levantar. E não há como saber se somos o tipo de pessoa que consegue se levantar se nunca formos derrubados. 
Proporcionar a jovens uma oportunidade de serem derrubados sem serem derrotados é uma das principais características do esporte de base. A existência de um ambiente positivo em torno de nossas atletas possibilitará que ser derrubada se torne uma grande vantagem, pois assim as jovens poderão se tornar o tipo de pessoa que volta a levantar - talvez a principal característica de uma vencedora."
Fonte: Coluna - uol Página 20   ESPORTE & VIDA 
 
Pelé, o Atleta do Século (20), 
título recebido em 15 de maio de 1981, 
a partir de uma eleição promovida pelo jornal francês "L'Equipe".

Nenhum comentário:

Postar um comentário